segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Matiné do Cinema Comunitário

sábado, 21 fevereiro
16h30

entrada livre

A Valsa com Bashir, de Ari Folman[em Hebraico, com legendas em Português, 90']


Em Junho de 1982, Israel invade o Líbano e dá início àquela que foi chamada a primeira guerra do Líbano. Depois de dois meses de incessantes bombardeamentos, é finalmente negociado o retiro das tropas israelitas de Beirute. No ano seguinte, como represália pelo assassinato do adorado líder Bashir Gemayel, as milícias libanesas invadem os campos de refugiados palestinianos de Sabra e Shatila e massacram os civis, um ataque em área controlada pelo exército israelita e com conhecimento do mesmo.


A Valsa com Bashir é um filme de animação realizado por um ex-militar israelita que combateu nessa guerra, com história baseada em dados biográficos:
"Uma noite num bar, um velho amigo de Ari Folman fala-lhe de um pesadelo recorrente no qual é perseguido por 26 cães enraivecidos. Todas as noites a mesma quantidade de monstros. Os dois homens chegam à conclusão que há uma ligação com o exército israelita, durante a sua primeira missão na primeira guerra do Líbano no início dos anos 80. Ari fica surpreendido pelo facto de já não se lembrar de nada desse período da sua vida. Intrigado pelo enigma, decide entrevistar velhos amigos e camaradas por todo o mundo. Ele precisa de descobrir a verdade sobre essa altura e sobre ele próprio. Enquanto Ari se envolve cada vez mais no mistério, a sua memória começa lentamente a despertar imagens surreais…"

Título Original Waltz With Bashir (Israel/Alemanha/França/EUA, 2008)Realização Ari FolmanArgumento Ari FolmanIntérpretes Ari Folman Ron Ben-Yishai Ronny DayagAnimação David PolonskyMúsica Max Richterwaltzwithbashir.com

casa-viva.blogspot.com

2 comentários:

Capitão disse...

Eu propunha o filme "The Take" de Naomi Klein e Avi Lewis, para uma próxima sessão.

O "The Take" é um filme sobre a autogestão ou cooperativismo de trabalhadores na Argentina, na primeira metade deste década (2001-2004). Eu possuo um exemplar do filme com legendas em português (que eu próprio fiz).

Cumprimentos,
Luís Rocha

Capitão disse...

O site:
http://www.thetake.org/